A marca é o DNA de uma empresa, ela representa os valores e a identidade do seu negócio. É o que conecta o cliente ao seu produto/ serviço.
Buscando uma definição mais clara, segundo o próprio INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.
Já para o American Marketing Association a definição é “um nome, sinal, símbolo ou desenho, ou combinação dos mesmos, que pretende identificar os bens e serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e diferenciá-los daqueles dos concorrentes” (PINHO, 1996, p. 14).
Com estas definições, conseguimos mensurar a importancia que uma marca tem para o seu negócio. Afinal, para se destacar no mercado e captar clientes, é necessário que a sua logomarca seja conhecida pelo público, que seja capaz de criar um vínculo, uma identificação.
Isso é possível principalmente quando o desenvolvimento da marca ressalta as características que expressam o valor dos produtos e serviços que ela representa.
Pense em grandes marcas como McDonalds, Nike e Coca-Cola. Elas são conhecidas mundialmente por suas cores, tipografias, símbolos e até mesmo pelo som (Isso mesmo… Veja o exemplo nacional. Não é preciso estar de frente à TV, basta ouvir o famoso plim plim que você logo identifica a “Rede Globo”). Suas marcas passaram a ser o seu bem mais precioso, são mais importantes e valiosas que suas estruturas e ações espalhadas por todo o mundo.
Vale ressaltar que o simples desenvolvimento de uma marca, por mais profissional que seja, não vai garantir o sucesso do seu negócio. Trata-se de um investimento constante para construir uma reputação, conectar-se com o público e criar identificação. Para isso, aplicamos o Branding (construir, fortalecer e gerenciar todas as fases e necessidades de uma marca), que consiste na multidisciplinaridade de atividades, como marketing, design, comunicação, planejamento e gestão. É um conjunto de ações estratégicas que, quando aplicadas de forma eficiente, contribuem para a construção de uma percepção positiva da sua marca por parte do consumidor.
Uma empresa que deseja ser reconhecida pelo público precisa investir em sua identidade visual, aplicar recursos em boas agências e profissionais para o desenvolvimento e gestão do seu maior patrimônio.
Para você que trabalha com identidade visual, separamos 10 dicas para o desenvolvimento de uma marca eficiente.
1. Procure uma agência e/ou profissional capacitado para auxiliar no desenvolvimento da sua marca.
2. Realize pesquisas: com o seu público alvo, parceiros e concorrentes;
3. Garanta que o desenvolvimento da marca esteja alinhada com a estratégia, missão e posicionamento da empresa no mercado;
4. Mantenha-se atualizado com as principais tendências de design e tecnologia;
5. Busque desenvolver elementos originais que ressaltem seus pontos fortes e facilite a comunicação com o seu target;
6. Pense sempre na aplicação da marca em todas as mídias (gráficas, digitais, etc);
7. Planejamento: Estude onde e como vai começar a divulgar a marca, o público, alcance, e qual a relação custo/ benefício nesse processo.
8. Invista no fortalecimento da sua marca nas redes sociais. Alem de ser um espaço interessante e dinâmico para divulgar a sua marca, as redes possibilitam um contato mais próximo junto ao seu cliente.
9. Branding: Para ter uma marca forte, o investimento deve ser contínuo – construir, fortalecer e gerenciar.
10. Registre. Caso contrário, você corre o risco de ver todo o seu investimento perdido. Pois um concorrente ou uma nova empresa podem registra-la e impossibilita-lo de utilizar a marca.
Como registrar?
Isso pode ser feito junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Basta acessar o site do INPI, você terá acesso ao Guia Básico de Marca. Clique aqui para conhecer o conteúdo.
Autor: Marcello Viana é publicitário, designer e marketing na Softbis TI
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