WhatsApp Business chega ao Brasil dentro de um mês e vem chamando a atenção de empresas e do grande público

 

Buscando facilitar a interação entre empresas e clientes, o WhatsApp Business  fornecerá ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.

 

O serviço é voltado para a comunicação entre empresas de pequeno ou médio porte, profissionais que participam do programa de MEI (Microempreendedor Individual) também poderão criar perfis Business para interagir com os seus clientes.

Segundo Anne Yeh, gerente de comunicação do app, o principal objetivo do WhatsApp Business é ajudar as pessoas a se conectarem com pequenos negócios de todos os segmentos. A expectativa é ajudar as companhias a melhorar seu serviço ao cliente e oferecer uma opção aos usuários para que saibam que estão falando com empresas reais e legítimas.

O aplicativo é dedicado para smartphones com o sistema Android – não se sabe quando será liberada uma versão para iPhone (iOS) – mas a versão atual, com todas as ferramentas e capacidades de mensagens, estará disponível para download gratuitamente. Entretanto, segundo Anne Yeh, nenhum modelo de negócio foi aplicado ao app, e ainda não será possível comprar produtos de anúncio (como Google AdWords ou Facebook Ads), porem, no futuro, o app deverá cobrar as empresas por funcionalidades adicionais.
 

O WhatsApp Business se concentra em 3 pilares:
[PERFIL] A criação de um perfil comercial oficial, com informações úteis sobre a empresa.
[RESPOSTAS] Ferramentas de respostas rápidas, que auxiliará o empresário a salvar as mensagens que enviar com frequência e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa receber.
[MÉTRICAS] Também será possível acessar métricas importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas.
 
 
Disponível quando?

O WhatsApp Business está em testes desde o ano passado e o download sem convite é possível somente nos Estados Unidos, Reino Unido, Indonésia, Itália e México. O aplicativo deve desembarcar no Brasil ao longo de janeiro e fevereiro deste ano. Empresas de pequeno porte, como padarias, lojas de roupa e consultórios de dentistas, em breve poderão usufruir desta nova plataforma.

A aposta no país é grande, pesquisas recentes sobre a relação entre empresas e clientes através do WhatsApp são extremamente favoráveis ao app. Segundo Anne Yeh, 87% das PMEs brasileiras que usam o WhatsApp acreditam que o app melhorou a comunicação com os clientes, e 81% acreditam que as ajudam no crescimento de seus negócios. O campo para proliferação da nova versão do aplicativo é muito fértil.

O WhatsApp Business já está listado na Google Play Store, mas ainda não pode ser baixado por conta de uma restrição por geolocalização.
 
 
Fontes: WhatsApp, TechTudo, Revista Exame.
 
 

Autor: Marcello Viana é publicitário, designer e marketing na Softbis TI

marketing@www.mabble.com.br