Se você não sabe o que fazer com aquele computador velhinho encostado em casa ou no escritório, olha só esta dica: que tal transformar seu notebook já aposentado em um distribuidor de internet Wi-Fi; sim, igualzinho um roteador? Veja como é simples.
A primeira coisa a fazer é conectar o notebook ao modem usando um cabo Ethernet – assim como faria com um roteador Wi-Fi. Logo em seguida, vem a passo principal: transformar o PC em um ponto de acesso. No menu “iniciar” digite “cmd” e, ao aparecer o arquivo “cmd.exe”, clique com o botão direito nele e o execute como administrador. Aí você precisa digitar este código aí na sua tela no prompt de comando:
netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=NOMEDAREDE key=SENHADAREDE keyUsage=persistent
Ao digitar o comando, você vai trocar o nome da rede e a senha da rede pelos nome e senha que desejar usar na sua nova rede sem fio. Se tudo ocorrer como previsto, vão aparecer três mensagens e pronto, a rede está criada.
Ao digitar o comando, você vai trocar o nome da rede e a senha da rede pelos nome e senha que desejar usar na sua nova rede sem fio. Se tudo ocorrer como previsto, vão aparecer três mensagens e pronto, a rede está criada.
Calma, só mais alguns passos e a rede wi-fi estará configurada para que você possa usá-la. Para inicializar sua nova rede sem fio, é preciso digitar mais um comando naquele mesmo prompt: (olha ele aí na tela).
netsh wlan start hostednetwork
A rede já está funcionando e configurada, só falta mais um ajuste para que ela compartilhe a conexão; é bem simples. Basta abrir o “Painel de Controle” e na “Central de Compartilhamento de Rede”, clicar em “Alterar as Configurações do Adaptador”. A conexão wireless mais recente deve ser o ponto de acesso que você acabou de criar e deve estar com o nome “Microsoft Virtual WiFi MiniPort Adapter”.
Agora é só clicar com o botão direito em sua rede local COM FIO (lembre-se, o notebook recebe a internet pela rede cabeada, e a compartilha pela rede wireless), escolha “propriedades” e vá para a aba “Compartilhamento”. Marque a primeira opção e escolha por qual conexão Wi-Fi irá compartilhar. Mais um “OK” e pronto, agora seu notebook virou um roteador sem fio.
Se você tiver qualquer problema, este tutorial também está publicado na nossa página. Acesse olhardigital.com.br e aproveite para baixar um arquivo “ponto zip” com dois atalhos que ligam e desligam a rede Wi-Fi compartilhada para facilitar o processo. Agora mãos à obra e depois conte pra gente o resultado…boa sorte!
Acompanhe pelo vídeo:
Via: Olhar Digital