Com o passar dos anos, uma preocupação se tornou recorrente sobre a utilização de dispositivos móveis, principalmente os smartphones. Trata-se da influência destes aparelhos na saúde de seus usuários devido aos seus níveis de radiação.
Nenhuma conclusão definitiva foi apresentada por especialistas, mas muitas entidades tem relacionado alguns problemas de tumores no cérebro com o uso exagerado de celulares.
Mesmo que especialista afirmem que não tem como relacionar o aparecimento de tumores e outros problemas em usuários, pela radiação emitidas por estes dispositivos, muitos estudos são publicados recententemente afirmando que a utilização excessiva de smartphones, podem sim, causar graves danos a saúde.
Casos como o do Supremo Tribunal Italiano, que em 2012 atestou que o tumor no cérebro de um homem de negócios foi causado pelo uso frequente do telemóvel, e um estudo da ESMP de São Paulo, que analisou os efeitos da emissão da radiação não ionizante no corpo humano, atestam que sim, a radiação pode ser bastante perigosa.
É de conhecimento que smartphones emitem uma forma não-ionizante de radiação electromagnética.Esta forma pode ser perigosa para usuários, uma vez que essa radiação é absorvida facilmente pelos tecidos e pelas células.
Abaixo, uma lista dos 5 campeões em radiação:
Motorola Droid Maxx: 1,54 W/kg
Motorola Droid Ultra: 1,54 W/kg
Motorola Moto E: 1,5 W/kg
Alcatel One Touch Evolve: 1,49 W/kg
Huawei Vitria: 1,49 W/kg
Fontes: PPLWare