Via: PCWorld
Soluções de ERP, relacionamento com o cliente, modelagem e até de colaboração podem ser usadas sem que se precise gastar nada.
Comprar licenças e implantar softwares proprietários complexos como CRM (soluções de atendimento ao consumidor) e ERP (sistema de gestão empresarial) custa caro e nem sempre é acessível para boa parte das pequenas e médias empresas.
Felizmente, há opções gratuitas para essas ferramentas e que, por serem abertas, podem ser aplicadas de imediato ou alteradas para atenderem melhor a necessidade dos usuários.
Selecionamos onze soluções que podem ser muito úteis. Confira:
Compiere
O Compiere é um bom pacote geral de gestão empresarial (ERP, da sigla em inglês), com funcionalidades básicas de um sistema de atendimento ao cliente (CRM), fácil personalização e sem programação. A versão “community edition” cobre finanças, serviços de RH/folha de pagamento, gerenciamento de estoque, vendas e relatórios. Não vem com interface baseada na web, nem funcionalidades avançadas, como gerenciamento de manufatura e de depósito, disponíveis nas edições comerciais.
Dimdim
O Dimdim é um servidor de conferência e streaming media, baseado no CentOS Linux, que dá suporte os navegadores Internet Explorer, Safari e Firefox em Windows, Mac e Linux. Os usuários podem compartilhar documentos PowerPoint e PDF e áreas de trabalho inteiras, com áudio e vídeo pela internet em conversa públicas ou privadas.
Drupal
O flexível sistema de gerenciamento de conteúdo Drupal, base de tantos web sites excelentes, desde blogs pessoais a portais de comunidades, beneficia-se de uma vasta oferta de módulos abertos (e de baixo custo) compatíveis, de uma comunidade muito forte e do suporte comercial à fornecedores como a Acquia.
Intalio BPM
O Intalio satisfaz mais itens na lista de quesitos de modelagem dos processos de negócios ( BPM, da sigla em inglês) do que qualquer outra solução de software livre para empresas. A versão “community edition “inclui um processo BPEL e um servidor para fluxo de trabalho humano.
JasperSoft BI Suite
O JasperReports proporciona a melhor experiência em geração de relatórios no campo do software livre. Como é de praxe em soluções corporativas de código aberto, é necessário ter uma assinatura paga para obter funcionalidades avançadas do JasperSoft BI Suite, tais como relatórios mais sofisticados e painéis em tecnologia AJAX via “arrastar e soltar”.
Magento
O Magento lidera em comércio eletrônico com gerenciamento de catálogo e de clientes, administração central de múltiplas lojas virtuais, suporte a diferentes moedas e idiomas e forte capacidade de relatório e análise. As ferramentas de promoção e os alertas pró-ativos, baseados em regras, rivalizam com a capacidade de gerenciamento de pedidos em tempo real de muitos produtos comerciais.
Openbravo ERP
O Openbravo facilita todas as fases do atendimento de pedidos, do depósito até a entrega, passando por compras, contabilidade, relatórios online, gerenciamento básico de clientes e um flexível framework aberto para desenvolvimento de novos módulos. E, ao contrário do concorrente Compiere, o Openbravo provê a mesma vasta funcionalidade nas versões “community edition “e “professional”.
Pentaho BI Suite
Recursos corporativos como clustering e gerenciamento de repositório estão disponíveis mediante pagamento de assinatura, e os painéis e assistentes de criação de relatórios são inferiores aos do JasperReports. Mas o Pentaho BI Suite é a melhor opção para ETL, fluxo de trabalho, OLAP e análise multidimensional.
Piwik
O Piwik pretende ser a alternativa de código aberto ao Google Analytics e está conquistando terreno rapidamente. Ele roda em PHP e MySQL e possui um painel que permite arrastar e colar. Permite também monitorar quantos web sites deseja. Estão disponíveis plug-ins para localização geográfica. A inserção do código está automatizada nas páginas do Drupal, Joomla, WordPress e outras plataformas de publicação.
SugarCRM
O Sugar Community Edition oferece uma fácil e flexível interface web baseada em AJAX para gerenciamento de oportunidades, clientes e campanhas de marketing, apoiada por um fértil ecossistema de complementos abertos. Projeções, relatórios, integração com o Microsoft Office e outros recursos avançados são encontrados somente em edições pagas.
WordPress
Melhor plataforma do mundo para publicação de blogs, o WordPress é um daqueles projetos inigualáveis até mesmo entre seus congêneres comerciais. Baseado em PHP, Apache e MySQL, o WordPress é infinitamente personalizável e extensível por meio de centenas de temas e plug-ins gratuitos.
Entretanto, apesar de eficientes, elas não conseguem atender em totalidade algo específico, uma funcionalidade que só a sua empresa precisa. Por isso, não deixe de entrar em contato com a Softbis. Nos desenvolvemos soluções customizadas sob medida par ao seu negócio.