O Facebook é, hoje, a principal rede social do mundo e conta com uma imensa base de usuários. Deixar a sua empresa fora desse universo é limitar, e muito, a visibilidade da sua marca e a interação com seus clientes – atuais e em potencial. Não é à toa que essa plataforma é bastante usada pelas empresas nas suas estratégias de marketing digital, seja para atrair novos consumidores, relacionar-se com eles, promover atendimento digital, divulgar produtos e serviços…
A própria rede social tem se estruturado para fornecer às empresas as ferramentas necessárias para gerenciar a sua imagem dentro da plataforma. A criação das fan pages, lá em 2007, estabeleceu um novo modelo de atuação para uma marca no Facebook. Porém, com o passar dos anos o alcance médio das publicações nas fan pages foi sendo reduzido, o que também influenciou bastante o comportamento dos perfis corporativos na rede social.
O Facebook trabalha com dois modelos de alcance para as publicações: pago e orgânico. No primeiro, uma empresa pode patrocinar um post ou a própria página e, com isso, atingir um número determinado de pessoas que, obviamente, irá variar de acordo com o investimento feito. Já o segundo trata do alcance de uma publicação não paga e, atualmente, estima-se que chega a 4,6% dos seguidores de uma fan page.
Essas limitações impostas pelo algoritmo do Facebook dificultam o trabalho de quem atua por lá, mas é possível estabelecer estratégias que melhorem a performance da página da sua empresa e, assim, conseguir atenção e interação dos seus seguidores. Confira!
Tenha horários para postar
Saber quando fazer uma postagem na sua fan page é importante para aumentar o engajamento do seu público. O Facebook possui horários em que a audiência é maior e isso pode ser usado por uma empresa de maneira positiva, mas também possui um lado ruim: o seu conteúdo pode se perder em meio a tantos que circulam naquele momento.
O ideal é entender o comportamento do seu público e descobrir quais os horários que essas pessoas acessam mais as suas informações. As métricas do Facebook fornecem essas informações e te ajudam a planejar a sua rotina de postagens. Confie nesses horários para que possa aumentar o engajamento e alcance da sua página.
Tenha frequência de postagens
É preciso ter em mente que qualidade é melhor do que quantidade e, portanto, é preciso investir no conteúdo que será publicado na sua página no Facebook. Além disso, encher de postagens o seu perfil nunca é uma boa ideia e isso pode diminuir o alcance das suas publicações. Ou seja, está jogando contra.
O recomendado é que faça de uma a três postagens por dia. A definição da quantidade correta vai depender do seu planejamento e capacidade de gerar conteúdo. E procure manter a frequência de publicações para que possa envolver as pessoas e suas rotinas com o trabalho diário da sua empresa.
Faça o seu seguidor participar
As pessoas querem interagir nas redes sociais, seja com os seus amigos ou com as empresas e marcas que seguem. Então incentive as pessoas a interagirem e entrar em contato com a sua página e as suas postagens. Um dos melhores caminhos para chamar atenção delas é fazer perguntas e abrir o espaço para que possam se relacionar.
Apresente imagens de produtos vendidos na sua loja e peça para que comparem; questione sobre o que gostariam de ganhar no Natal; peça para que relatem quais os serviços que mais precisem… Essa relação ainda é bastante importante para entender qual a linguagem e conteúdo que mais atrai o seu público. Seja criativo e se relacione.
Explore as imagens
O Facebook é uma plataforma bastante visual e por isso o uso de imagens é tão importante dentro da plataforma. Assim como qualquer ação de marketing digital, é preciso planejar e, neste caso, identificar quais imagens se comunicam melhor com o seu público. Passe a explorar isso e mensure sempre essas ações para que possa continuar tendo bons resultados.
Só para se ter uma ideia da importância que as imagens têm para as fans pages, confira esses números: 93% das publicações mais engajadas possuem imagens, 53% mais curtidas em postagens com fotos e 104% mais comentários em conteúdos visuais. Está esperando o que para começar a usar as imagens como aliada?
Via: Trem das Gerais