Não importa se é um mecânico, taxista, médico ou advogado, uma coisa os profissionais dessas áreas, assim como vários outros, têm em comum: a linguagem própria do seu ofício. São termos e conceitos que ajudam a entender a rotina profissional e a executar o trabalho. Com a comunicação e o marketing não é diferente! O setor conta com uma grande variedade de conceitos que podem dar um nó na cabeça de quem não está familiarizado com eles.
E para dar uma ajudinha para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o marketing digital ou dar os primeiros passos nessa área, nós separamos alguns dos principais – e mais comuns – termos utilizados no dia a dia dos profissionais de comunicação. Quer desatar esses nós na sua cabeça? Então não deixe de ler as próximas linhas!
Briefing: é o processo de coletar informações e elaborar um plano de ações para a realização de um determinado trabalho. Essencial para qualquer planejamento em comunicação e marketing.
Inbound marketing: uma das tendências dentro do marketing em que as estratégias desenvolvidas pretendem atrair o cliente até a empresa. E não o contrário, quando a empresa busca esses clientes. O foco desse trabalho é despertar o interesse do cliente, conquistar a sua confiança e direcioná-lo para os seus canais de venda. É nesse processo que se insere o marketing de conteúdo.
ROI: ou Return on Investiment, na sigla em inglês. É uma métrica utilizada para calcular a taxa de retorno do investimento da empresa em uma campanha de marketing. Esse cálculo é feito por meio das conversões geradas nas ações de comunicação.
Conversões: é essa palavrinha que mostra para você se as suas estratégias em mídias digitais deram ou não resultados. Isso porque ela determina se os seus potenciais clientes realizaram as ações planejadas. E essas conversões podem acontecer de diversas maneiras: um cliente que se torna tráfego em seu site é uma conversão em clique num link patrocinado ou numa postagem em rede social, por exemplo; e realizar uma venda já é considerado uma conversão em venda.
Lead: aqui está o alvo de grande parte das suas ações em marketing digital. O lead, de maneira resumida, é o seu cliente em potencial. É aquela pessoa que demonstrou interesse pelos seus produtos, serviços ou no mercado em que atua e que, de alguma forma, estabeleceu contato com a sua marca – seja por meio de um cadastro para uma newsletter ou a solicitação de alguma informação pelos seus canais de comunicação. O que permite dar início aos primeiros contatos comerciais.
SEO: Search Engine Optimization, em inglês, ou Otimização de Sites para Mecanismos de Busca, no nosso português. Consiste em uma série de ações que melhoram o posicionamento do seu site nos diversos buscadores – e, sim, o Google é um exemplo. Essas ações envolvem questões de programação, a definição de descrição e a escolha de palavras- chave, produção e publicação de conteúdo.
Landing page: algumas páginas são pensadas estrategicamente para realizar conversões. Elas são chamadas de landing pages, páginas de destino ou páginas de entrada. A sua criação depende dos objetivos de divulgação da sua empresa e pode envolver a disponibilização de conteúdo ou download de materiais, o que contribui para a geração de leads – lembram deles? –, apresentar os seus produtos e/ou serviços ou realizar vendas.
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Agora está mais fácil entender os processos do marketing digital?
Via: Trem das Gerais