1 – Navegação Clara
O principal aspecto de sucesso de qualquer site é a usabilidade ou a facilidade de uso e navegação. Quanto mais difícil for para o seu usuário encontrar o que ele está procurando mais rápido ele vai abandonar sua loja.
Quanto maior é sua loja virtual, mais intuitiva e completa deve ser a navegação. Inclua categorias e filtros de acordo com o interesse do seu cliente e o mercado.
2 – Imagens Detalhadas
A produção de imagens para o seu e-commerce deve ser profissional. Atualmente uma boa máquina e acessórios de iluminação não custam muito caro. Se você mesmo produz as suas fotos vale a pena o investimento.
Caso suas fotos venham do fornecedor do produto peça todas as variações e resoluções disponíveis.
O ideal é você disponibilizar a visualização das fotos em vários tamanhos com a possibilidade de zoom nos detalhes do produto. Extremamente importante para produtos de moda, categoria em alto crescimento.
3 – Botão de Compra em Destaque
O principal objetivo é vender online. Você deve deixar em evidência o botão de compra, com uma cor forte e que se destaque do resto do site. Laranja e vermelho são boas cores para o botão.
Mantenha o botão sempre no mesmo lugar, independente do produto, pois seu cliente não corre o risco de se perder no site.
4 – Processo de Compra Rápido
Uma das piores experiências que você pode ter em uma loja virtual é ter que preencher muitos formulários e clicar várias vezes para finalizar o processo de compra.
Uma das grandes invenções da Amazon foi criar a funcionalidade de compra com 1 clique quando você está logado na loja.
A NetShoes também apresenta a opção de compra com 1 clique em destaque em sua página de produto.
5 – Detalhes do Produto
Quanto mais detalhado a descrição do produto, melhor a experiência do usuário. Inclua todos os detalhes como tamanho, cores, especificações técnicas, preço, disponibilidade de estoque. Evite que o usuário vá para outro site buscar mais informações.
Esta dica se torna mais importante para lojas que vendem produtos populares como a categoria de eletrônicos. Quanto mais original e completa for sua descrição melhor será a chance de conseguir um bom ranking no Google.
6 – Contato e Atendimento Online
Facilitar o acesso do usuário ao atendimento do site é muito importante. O seu cliente deve ter a segurança de poder falar com uma pessoa de verdade quando tiver dúvidas.
Implementar funcionalidades como o atendimento online via chat pode aumentar a conversão de vendas. Caso o internauta tenha alguma dúvida específica do produto ou dificuldade no processo de compra ela pode ser resolvida imediatamente.
7 – Busca
Esta é outra funcionalidade importante no site, principalmente quando existem diversas categorias de produtos, diversos modelos e grande quantidade de itens.
A busca pode ser simples ou por categoria. É importante que a página dos resultados de busca permita a ordenação ou filtro de acordo com vários aspectos como mais vendidos, ofertas, preços e tamanhos.
8 – Cadastro de Email
O email marketing é uma das principais ferramentas de vendas para qualquer site, principalmente os de e-commerce.
Você já deve ter uma lista com os emails de clientes que compraram em sua loja. Mas também é muito importante capturar o endereço das pessoas que ainda não fizeram nenhuma compra para que você possa enviar ofertas e sugestões de produtos.
Criar uma newsletter ou oferecer cupons de desconto para quem se cadastrar são ideias para começar a montar uma grande lista de e-mails.
9 – Avaliação de Produtos
A avaliação de um produto por outros consumidores é um dos influenciadores mais poderosos de compra. Quando compro livros na Amazon eu faço uma busca por palavra-chave e depois somente analiso os títulos com avaliações de 4 ou 5 estrelas.
Se for oferecer esta funcionaliade os produtos oferecidos no site devem ser bons. Na verdade, esta pode ser uma ótima ferramenta para você selecionar os produtos que vai vender ou remover do estoque.
10 – Cross Selling e Upselling
Oferecer produtos relevantes ou complementares ao usuário no momento da compra aumenta o valor de cada venda efetuada.
“Clientes que compraram este item também compraram” é uma prática constante nas grandes lojas virtuais.
11 – Cupons e Descontos
Oferecer cupons de descontos e promoções são as ações de marketing mais utilizadas pelo varejo para tirar o consumidor da inércia. Você pode divulgar preços especiais, novidades, lista dos mais vendidos.
Crie uma campanha especial e divulgue na home page ou envie constantemente promoções segmentadas para sua lista de e-mails.
12 – Política de Troca
Quando a política de troca é comunicada de forma clara o cliente fica mais confortável para fazer a compra, pois sabe exatamente qual o prazo de retorno e o que fazer caso tenha que enviar a mercadoria.
Uma boa política de retorno aumenta as vendas, pois dá segurança ao cliente.
13 – Formas de Pagamento
Quanto maior o número de alternativas para seu cliente comprar, maior serão as suas vendas. No mercado brasileiro o parcelamento de compras é uma prática básica e a venda com boleto muito popular. Ofereça também a opção de débito em conta e grande variedade de cartões.
Muitos internautas possuem contas em sites de pagamento como o Paypal e PagSeguro, o que facilita a compra, mas também pode diminuir a sua margem.
14 – Política de Entrega
Divulgar um prazo de entrega realista no site gera mais confiança e consequentemente aumenta as vendas. Oferecer frete grátis e entrega na loja física são outras opções que também aumentam a preferência do consumidor.
15 – Segurança
Uma das principais barreiras de compra pela internet é o risco com a segurança da informação do usuário. Roubo e clonagem de cartões de crédito são crimes que reduzem a confiança do consumidor. Proteja sua loja e apresente certificações e selos de segurança em todas as páginas.
Estas são as principais funcionalidades que vão garantir o sucesso e altas comissões de vendas em sua loja.
Parece um pouco complicado montar uma loja virtual com todas estas características, porém soluções de ecommerce de baixo investimento como o Magento e o WordPress possuem a maior parte destas funcionalidades na instalação padrão. Talvez você precise instalar plugins e extensões adicionais.
Outras práticas mais sofisticadas como a Integração com Facebook e o Mercado livre, por exemplo, vão facilitar o login dos usuários e o fluxo de novos usuários para sua loja, mas podem sem lançados em uma segunda fase.
Para criar a loja virtual perfeita você precisa destas 15 funcionalidades e também investir em estratégias de marketing digital que tragam alto retorno.
Confiram o vídeo que fiz com estas dicas:
Via: Destino internet