4 estratégias de marketing digital que podem fazer parte da sua empresa

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Estamos inaugurando no nosso blog, as coluna do nosso parceiro agência Origami Propaganda e Trem das Gerais.

Para muitos empresários os investimentos em comunicação não fazem parte das principais ações dos seus negócios. É bastante comum que eles não entendam a importância estratégica que o marketing e a publicidade podem ter para a empresa e a construção da marca. Dessa forma, tendem a pensar na comunicação como gasto e não como uma aplicação que trará rendimentos e crescimento para a sua companhia.

A comunicação pode ser desenvolvida de várias formas e em diferentes plataformas. Decidir qual opção para o seu negócio demanda planejamento e conhecimento do público que pretende atingir. Uma das opções que o mercado oferece atualmente é o marketing digital, que, quando bem trabalhado, traz bons resultados para qualquer empresa e em qualquer mercado que estiver inserida.

Algumas ferramentas são importantes na hora de pensar o marketing digital da sua empresa. Além, é claro, de conhecer e entender como funciona o ambiente online para que possa fazer as escolhas corretas quando for posicionar o seu negócio na Internet. Assim como toda ação de comunicação, o marketing digital também exige planejamento.

Neste artigo separamos algumas estratégias que todo empresário deve ter em mente na hora de trabalhar o marketing digital da sua empresa. Confira!

Crie a sua página

Analise o site da sua empresa e lembre-se de que ele está ali representando o seu negócio, logo ele precisa ser atrativo, de fácil navegação e leve para que as pessoas possam ter uma boa experiência ao navegar por ele. Além disso, é importante que o site seja responsivo, ou seja, se adapte às plataformas móveis, como tablets e smartphones, e possa ser acessado de qualquer lugar sem que perca qualidade.

O site é o principal ambiente para apresentar a sua empresa, os seus produtos ou serviços, o portfólio de trabalho, os seus contatos e outras informações. O site é o cartão de visitas da sua empresa na Internet e permite que o seu negócio seja encontrado por qualquer pessoa. Por isso é uma ferramenta bastante importante para o marketing digital.

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Pense em um blog

Os blogs guardam muitas semelhanças com os sites, porém são ferramentas mais simples de serem trabalhadas. A diferença entre essas duas plataformas está, principalmente, nos conteúdos que neles são inseridos. Enquanto os sites reúnem informações corporativas, os blogs tendem a abrigar conteúdos relevantes para um público ou mercado – o que os leva a serem bastante usados nas estratégias de marketing de conteúdo.

Para desenvolver um blog é necessário saber com qual público irá se comunicar e se aquela informação que está escrevendo gera interesse no leitor. Esse tipo de trabalho tende a gerar um valor contínuo para a sua marca, pois consegue atrair novos leitores – e consumidores em potencial –, transformar a sua marca em fonte de informações e ainda estabelecer a sua empresa como uma autoridade sobre determinado assunto.

Se relacione

As mídias sociais já fazem parte do dia a dia das pessoas. Existem redes para praticamente todos os interesses: livros, música, fotos, relacionamento, troca de mensagens… e por aí vai. Toda essa abrangência significa um mercado a ser explorado e as empresas que insistem em se manter fora das mídias sociais limitam, e muito, a capacidade de atuação dos seus canais de comunicação.

Saber explorar essas mídias sociais pode gerar resultados bastante interessantes para a sua empresa. As pessoas nesses ambientes tratam de todos os assuntos e, com certeza, irão falar da sua marca – seja elogios ou críticas. Monitorar esse comportamento oferece as informações necessárias para que possa manter a credibilidade da sua companhia e ainda saber o que os seus clientes acham do seu trabalho e de seus produtos.

Mas, antes de criar um perfil em qualquer rede social, é necessário planejamento (uma palavra importante sempre que pensar em comunicação). Cada ambiente reúne um público específico. Saiba traçar bem o perfil do público que pretende atingir, identificar em quais ambientes eles estão e trace uma estratégia de conteúdo que será interessante para essas pessoas.

Invista no e-mail

Propaganda de produtos ou serviços, promoções, descontos e compartilhamento de informações úteis (como aquelas do seu blog) são algumas das ações que podem ser feitas a partir de um e-mail marketing. Uma ferramenta de comunicação que pode trazer bons resultados e aproximar a sua marca dos seus clientes. Mas é preciso ter cuidado para que não seja confundido com spam, o que pode ter efeito contrário e gerar uma imagem negativa.

A principal diferença entre o e-mail marketing e o spam é a permissão. O e-mail marketing só vai para aquelas pessoas que autorizaram o recebimento do conteúdo, além de permitir que parem de receber os e-mails quando desejarem. Com o spam não existe o consentimento da pessoa, o que o torna uma ação bastante invasiva.

Mas, quando bem executado, o e-mail marketing garante para a sua empresa visibilidade, permite a segmentação do público a ser atingido, cria um canal de relacionamento interativo com os seus clientes, distribui informação com mais agilidade e é uma ação de comunicação de baixo custo. Interessante, não?!

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