Quando chega a hora de empreender , essa ação se torna inevitável. Mas, como perceber que essa hora chegou?
É muito simples pois, os sintomas são claros. Um dos principais é quando você detecta que a sua atividade profissional atual não lhe cabe, em todos os sentidos e, por isso você não enxerga futuro naquilo que faz agora.
Outro sintoma é quando seu subconsciente direciona seu pensamento para novos negócios e, você se sente impelido a pesquisar coisas novas. Especialmente para preencher o vazio profissional em que você mergulhou.
Se você deixou de acreditar nas relações formais de trabalho e, você está ligado a alguma delas, sobretudo à CLT , aí sim, a hora chegou. Pois, nenhum trabalho dará certo se você não acreditar na relação de trabalho a qual está vinculado.
Quando a sua veia de empresário salta aos olhos, o seu coração já decidiu o que fazer. Aí, tome trabalho!!! Normalmente muito mais trabalho do que você tinha quando trabalhava para alguém. E, mais técnico e multisegmentar também. Sim , porque além de especializado na área que deseja empreender, você terá que entender de tudo o que uma Empresa necessita, da contabilidade ao operacional , do financeiro ao recursos humanos, do Marketing à Logística. E, mais do que entender, você precisará aprender a fazer. A solução é buscar informação em cursos, palestras , leitura , esmiuçar mesmo!!! Mãos à obra!
Quando o empreendimento cresce, o trabalho aumenta . É hora de contratar pessoas e executar a expansão física do negócio. Escolha as pessoas certas para o negócio e o momento adequado para expandir.
O passo seguinte é delegar tarefas e dividir responsabilidades. Todo e qualquer negócio é feito por pessoas qualificadas e comprometidas. Essa é uma regra que não pode ser flexibilizada.
Deus criou o mundo em 6 dias e descansou no sétimo. Feliz dele pois, o seu sétimo dia demorará a chegar. Acho que , inicialmente pelo menos, você trabalhará os 7 dias para colocar o negócio no rumo certo. E, quando a roda estiver girando corretamente, você terá duas opções: Usar o seu sétimo dia para descansar ( um pouco ) ou empreender ( de novo ). Pelos exemplos que tenho presenciado , tenho certeza de que você acompanhará a maioria e, escolherá , sem sombra de dúvida a 2ª opção.
A hora de empreender chegou!!! De novo!!!