Portal desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Estado de Esportes foi reformulado com o objetivo de ampliar a interação com o usuário e os impactos na cadeia esportiva em Minas Gerais.
Já está no ar o novo portal do Observatório do Esporte Com uma roupagem moderna, o portal passou a disponibilizar, de maneira didática e intuitiva, um leque ainda maior de informações para toda a cadeira esportiva em Minas Gerais, que envolve conselheiros, escolas, universidades, empresas, federações, entidades sem fins lucrativos, clubes, atletas, técnicos e outros profissionais do esporte.
Na atual versão do Observatório do Esporte o cidadão mineiro vai encontrar indicadores e estudos de utilidade pública bem como informações sobre qualidade de vida e lazer, educação esportiva, atividades de alto rendimento e calendário de eventos, por exemplo.
Também estão listadas no portal oportunidades de aprimoramento profissional e o desempenho de atletas mineiros nas principais competições.
“O antigo site focava basicamente na apresentação de notícias, em oportunidades de qualificação na cadeia produtiva de esportes e no cadastro de eventos. Essas funções continuam e muitas outras foram incorporadas. Além disso, havia uma desatualização tecnológica e de leiaute. Como resultado, não tínhamos a visibilidade que queríamos”, esclarece a analista de políticas públicas esportivas e gestora do Observatório de Esporte, Ana Paula de Jesus.
Repaginado e com conteúdo ampliado, o novo Observatório do Esporte também traz informações sobre os principais projetos do Governo do Estado voltados para a prática esportiva, como o Bolsa Atleta e Bolsa Técnico e a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
A ideia é a de que o portal funcione como um espaço de compartilhamento de informações, ideias e opiniões e que consiga mobilizar, além de atletas, técnicos e cidadãos interessados em atividades físicas e de lazer, empresas e entidades que possam apoiar iniciativas de fomento ao esporte.
Trabalho em equipe
Antes de conceber o atual modelo do Observatório, uma equipe da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) fez um levantamento em 30 outros observatórios existentes no país para identificar possibilidades de melhorias.
Na sequência, houve uma grande mobilização de vários setores da secretaria para dar vida ao novo portal. Ao ser desenvolvido internamente, o projeto resultou em uma expressiva economia para os cofres do Estado.
“O novo Observatório foi construído pela nossa equipe técnica, gerando uma economia de quase R$ 300 mil para o Estado. Ele é didático e tem a intenção de disseminar informações esportivas, aumentar a visibilidade de ações e eventos esportivos em todo o estado, de maneira gratuita, além de divulgar oportunidades”, destaca o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo.
Para conhecer mais sobre o projeto acesse o site da Agência Minas Gerais.