Linguagens de programação mais usadas em 2017

 

Eis que estamos diante de mais uma daquelas famosas listas capazes de gerar diversos momentos de discussão. Dessa vez, ela foi divulgada pela firma de análise de mercado RedMonk, que atualizou o seu ranking com as linguagens de programação que foram mais populares.

Como alguns já podiam imaginar, o JavaScript ocupa o topo dessa relação, que também traz outros nomes famosos, como Java, Python e C++. Além disso, o Switft, que foi apresentado ao mundo em 2014, conseguiu lugar de destaque no ranking e está cada vez mais próximo de entrar no top10.

Os dados exibidos abaixo levam em consideração o Stack Overflow e o GitHub, duas das maiores comunidades de desenvolvedores de software da internet. Elas foram selecionadas por conta de sua popularidade entre os que trabalham com desenvolvimento, fornecendo uma boa base de comparação e análise.

 

1. JavaScript
2. Java
3. Python
4. PHP
5. C#
6. C++
7. CSS
8. Ruby
9. C
10. Objective-C
11. Swift
12. Shell
13. Scala
14. R
15. Go
16. Perl
17. TypeScript
18. PowerShell
19. Haskell
20. CoffeeScript
20. Lua
20. Matlab

 

Na teoria o ranking deveria ter apenas 20 entradas, mas as três últimas posições geraram um empate, adicionando mais dois nomes à lista. Aliás, vale mencionar que, apesar de estar nessa relação, o CSS não é considerado uma linguagem de programação no sentido literal da palavra.

Caso prefira, também existe a possibilidade de visualizar esses mesmos nomes, juntamente com alguns outros que não aparecem acima, no gráfico a seguir:

 

 

Sobre o JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação interpretada. Foi originalmente implementada como parte dos navegadores web para que scripts pudessem ser executados do lado do cliente e interagissem com o usuário sem a necessidade deste script passar pelo servidor, controlando o navegador, realizando comunicação assíncrona e alterando o conteúdo do documento exibido.

É atualmente a principal linguagem para programação client-side em navegadores web. Começa também a ser bastante utilizada do lado do servidor através de ambientes como o node.js. Foi concebida para ser uma linguagem script com orientação a objetos baseada em protótipos, tipagem fraca e dinâmica e funções de primeira classe. Possui suporte à programação funcional e apresenta recursos como fechamentos e funções de alta ordem comumente indisponíveis em linguagens populares como Java e C++. É a linguagem de programação mais utilizada do mundo.

É baseada em ECMAScript padronizada pela Ecma international nas especificações ECMA-262[3] e ISO/IEC 16262.

 

Via: RedMonk