Por: Gustavo Linhares – Trem das Gerais
Há um ditado que diz: “quem não é visto não é lembrado”. E, no mundo dos negócios, essa máxima se faz valer. Afinal, se um consumidor não está tendo contato com a sua marca, não tem acesso aos seus produtos ou serviços e não lembra da sua empresa, são indícios de que ele deixará de consumir com você. Para piorar, ele tende a se tornar mais um cliente para os seus concorrentes.
Como todos sabemos, o mercado é bastante concorrido e ninguém quer perder vendas. Porém, se não houver investimento na divulgação da sua marca, produtos ou serviços, dificilmente você irá conquistar novos clientes e alcançar um posicionamento de mercado relevante. Mas nem todo empresário consegue diagnosticar que necessita de um serviço de comunicação e marketing para alavancar o seu negócio.
Ficar atento à rotina da companhia, ao desempenho comercial e a abrangência da marca são alguns dos indicadores dessa necessidade. Neste artigo, separamos alguns itens que todo empresário deve ficar atento para identificar a necessidade de se trabalhar a comunicação e o marketing da empresa.
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1- Não considerar a marca como um ativo
As pessoas encontram no mercado um grande número de serviços e produtos. Para enfrentar essa concorrência, as companhias tendem a criar uma relação mais próxima de seus consumidores. Esse trabalho, quando bem feito, gera confiança e estabelece à marca uma imagem de credibilidade e referência dentro desse mercado. E isso leva uma empresa ao sucesso.
A comunicação e marketing faz justamente esse trabalho, mostrando ao público-alvo de uma organização porque eles devem consumir os produtos ou serviços dela. É uma série de ações que destacam os pontos positivos, cativam consumidores e atraem clientes em potencial.
2- Não saber quem é o seu público-alvo
Conhecer as pessoas com quem vai se relacionar e vender os produtos e serviços é essencial para qualquer negócio. Essas informações é que vão direcionar as suas estratégias comerciais e de divulgação. Sem elas, uma empresa tem grandes chances de buscar clientes que acabam por não se interessar pelo seu trabalho. Você está perdendo dinheiro.
Agora, se você souber quem é o seu público, quais as suas necessidades e desejos, quem são os seus influenciadores, dentre outras informações, terá dados necessários para criar estratégias e ações direcionadas a ele. O que aumenta bastante as chances de fazer negócio.
3- Não entender porque seus concorrentes crescem mais
Se os novos concorrentes estão crescendo mais e os antigos estão se fortalecendo ainda mais no mercado, é porque existe algum problema com a sua empresa. É bastante provável que os seus resultados não estão indo muito bem pela falta de um trabalho efetivo em comunicação e marketing, ou seja, mesmo com produtos ou serviços de qualidade, ainda falta divulgar e identificar as oportunidades de negócio.
A sua equipe de marketing deve trabalhar para identificar quais os pontos fortes e fracos do seu produto ou serviço, quais pontos fortes e fracos dos seus concorrentes e da sua própria empresa, diagnosticar o mercado, compreender o seu posicionamento no mercado e definir as melhores estratégias para alavancar a sua marca.
4- Não ter presença na Internet e nas redes sociais
Você pode até tentar querer escapar, mas não tem jeito: quem não está na Internet está perdendo oportunidades de fazer negócios e divulgar a sua marca. E o principal, tudo isso a um custo relativamente baixo e com grande poder de engajamento por parte dos seus clientes, pois é possível trabalhar diferentes formas de relacionamento com as pessoas.
O trabalho de comunicação e marketing no ambiente digital envolve o posicionamento e o gerenciamento de redes sociais, produção de conteúdo para blogs e sites, otimização para os motores de busca e diversas outras ações que tornam a sua marca presente em um dos ambientes que mais cresce em todo o mundo.
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