Que o Brasil precisa de investimentos na capacidade produtiva , isso ninguém pode negar. E, dado aos escândalos que aparecem a cada dia , é compreensível que o Investidor Estrangeiro tenha medo de colocar seu dinheiro no país. Mas a situação é mais grave ainda, pois o Investidor Local também está com medo de investir em sua própria terra natal. Não vou discutir aqui as razões políticas porque isso traria uma enxurrada de opiniões controversas e inflamadas e, esse espaço não é palanque.
Mas é notório que os Governos de Esquerda tem dificuldade em atrair e reter investidores, muitas vezes pelo discurso marxista que adotam.
Concentremos em outros fatores que desmotivam o investidor. Um deles é a carga tributária , uma das mais expropriativas do Mundo. Isso precisa ser resolvido, ninguém aguenta pagar tanto imposto, os empresários acabam sendo os mais penalizados, sobretudo os industriais que por aqui mantém suas plantas produtivas.
Fora isso, volto a tocar em um assunto ignorado por muitos, mas muito real quando visto no dia-a-dia. A falta de qualificação da mão-de-obra local. Isso já foi incessantemente falado, sobretudo pelos empresários estrangeiros. Esse cenário não tem se alterado como é necessário para que o investidor, pelo menos no que concerne à qualificação, volte a enxergar o nosso país com olhos mais promissores.
Portanto, você que é Empresário local e pretende buscar parceiros estrangeiros, sugiro que faça uma análise de sua Equipe e pense como o seu parceiro gringo. A pergunta é simples : O nível de qualificação da minha Equipe suporta o crescimento da Minha Empresa?
Responda com franqueza à pergunta antes que o Mercado o faça no seu lugar!
Se a resposta for negativa , seja ágil para sanar o problema e qualificar sua Equipe. Isso garantirá melhores serviços aos clientes e melhorará sua imagem no Mercado, principalmente aos olhos dos investidores estrangeiros.