Transmissão de dados sem fio em alta velocidade por meio de luz chega ser 100 vezes mais rápida do que Wi-Fi.
A conexão sem fios (wireless) revolucionou o mercado tecnológico há cerca de uma década, e graças a ela, hoje temos também algumas variações como o bluetooth e as conexões sem fios para dispositivos móveis. Durante muitos anos, o Wi-Fi foi ganhando novos padrões de comunicação, e melhorando cada vez mais seu alcance e velocidade de transmissão de dados, entretanto, graças ao descobrimento de um novo protocolo de transmissão de dados chamado de “Li-Fi”, inventado em 2011 por Harald Haas na Universidade de Edimburgo na Escóssia, podemos estar diante de algo que finalmente esta à altura para ser o substituto ideal para nosso conhecido sistema de transmissão de dados sem fio.
Segundo o site ScienceAlert, o Li-Fi, diferente do Wi-Fi, transmite os dados de um lado a outro através da luz, podendo alcançar velocidades ultra-rápidas, além de oferecer mais segurança. Essa nova tecnologia já está sendo testada na Estônia, onde segundo Deepak Solanki, CEO da empresa de tecnologia Velmenni, foi possível alcançar nada mais nada menos do que 1GB/s utilizando-se a tecnologia de luz visível (VLC). Sua firma, inclusive, está desenvolvendo uma solução inteligente para utilização em ambiente industrial, já tendo inclusive um cliente para o projeto piloto.
Nas próximas décadas, pode ser que comecemos a ver, cada vez mais, uma infinidade de dispositivos compatíveis com esse novo padrão. É esperar pra ver.
Via: MobilExpert